Alemanha

 

A Alemanha estende-se do Mar do Norte e do Mar Báltico, ao norte, até aos Alpes a sul. O país é banhado por alguns dos rios mais longos da Europa, tais como o Reno, o Danúbio e o Elba.

O alemão é a língua com o maior número de falantes na União Europeia e o país é a quarta maior economia mundial, com destaque na produção de veículos, na indústria mecânica de precisão e de equipamentos eletrônicos, além dos setores químico e farmacêutico, entre outros.

A Alemanha deu contribuições importantes à música clássica, com Bach, Beethoven, Brahms e Wagner. No campo das letras e das ideias, conta-se com o inestimável legado dos alemães Lutero, Goethe, Schiller, Nietzsche, Kant, Brecht e Thomas Mann.

A República Federal da Alemanha é um país da Europa Central. Não era unificada como nação antes de 1871. Hoje, a Alemanha é o sétimo maior país da Europa. Berlim é a capital e a maior cidade, embora Bonn seja a sede de alguns escritórios do governo. O idioma principal é o alemão.
A Alemanha é a quarta maior economia do mundo, depois de Estados Unidos, China e Japão. É um dos principais produtores de aço, máquinas e automóveis.
A Alemanha atual tem raízes na divisão do Império Carolíngio, em 843. Durante séculos, a Alemanha foi uma coleção de pequenos estados unidos em uma relação feudal. A partir do século 16, os estados alemães tornaram-se cada vez mais envolvidos em guerras europeias e em lutas religiosas. No início do século 19, a conquista francesa de estados alemães iniciou um movimento em direção à unificação nacional alemã e, em 1815, com a liderança da Prússia, os estados alemães formaram uma confederação que durou até 1867.

Sob a liderança de Otto von Bismarck, a Alemanha foi unificada, em 1871, experimentando uma rápida industrialização e crescimento econômico. No início do século 20, a Alemanha embarcou em uma missão para o domínio europeu, o que resultou na Primeira Guerra Mundial. A derrota da Alemanha em 1918, desencadeou o caos político e econômico da nação. Uma reação ultranacionalista deu origem ao Partido Nacional Socialista, que assumiu o poder, em 1930, sob a liderança de Adolf Hitler.

Em 1939, a Alemanha nazista mergulhou o mundo na Segunda Guerra Mundial, com o apoio do Japão e da Itália fascista. Em 1945, as Forças Aliadas, lideradas pelo Reino Unido, Estados Unidos, França e União Soviética derrotaram a Alemanha.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em duas: a ocidental e democrática (República Federal da Alemanha) e a oriental e comunista (República Democrática da Alemanha), sob influência soviética. O Muro de Berlim, que dividia a capital em duas, tornou-se o símbolo da nação separada. Ele caiu em 1989 e a Alemanha foi reunificada um ano depois.

A zona dos soviéticos fechou-se formando a Alemanha Oriental, com regime comunista. As três zonas ocidentais formaram a República Federal da Alemanha, ou Alemanha Ocidental. O controle de Berlim, também foi dividido entre os dois estados alemães. Em 1961, a Alemanha Oriental construiu o Muro de Berlim e outras fortificações de fronteira elaboradas para deter o êxodo de milhões de alemães orientais para a mais próspera e democrática Alemanha Ocidental.

Em 1989, os alemães ocidentais e orientais uniram-se para derrubar o Muro de Berlim. O evento também simbolizou o colapso do comunismo na Europa Oriental e foi o início da reunificação alemã. Contudo, a Alemanha logo enfrentou inúmeras dificuldades sociais e econômicas na tentativa de absorver milhões de novos cidadãos e misturar diferentes culturas e instituições. Muitas destas dificuldades, incluindo elevadas taxas de desemprego e redução dos níveis de crescimento econômico, estavam entre os desafios mais importantes para a Alemanha no início do século 21.

 

 

Baviera

 

Berchtesgaden

 

Mapa Alemanha

 

Região rural dos Alpes na Baviera, Alemanha.

 

Bosque em Berchtesgaden

 

Acima, centro histórico de Munique (München), capital da Baviera, famosa pelo Oktoberfest. No centro da foto, está o prédio da Prefeitura. À esquerda, a Igreja de Nossa Senhora de Munique (Frauenkirche).

 

Berlin

 

Munique

 

A Catedral de Berlim, suntuosamente ornamentada, foi construída na virada do século 19 para o 20, de acordo com os desejos do kaiser Guilherme II. Seu arquiteto Julius Raschdorff buscou inspiração na arquitetura italiana renascentista.

 

 

Bélgica

 

Viagem Europa

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Europa Turismo.